A história das unidades aéreas da Luftwaffe, como não poderia deixar de ser, está profundamente ligada à própria ascensão e queda do poderio militar do III Reich. Formadas em segredo e a partir do nada desde 1935, os grupamentos de caças, bombardeiros, bombardeiros de mergulho, caças pesados, transportes, observação e outros, acabaram lutando nos mais variados fronts e sob as mais variadas condições climáticas e estratégi-cas.

Outra característica dessas unidades é que, entre 1935 e 1945, suas denominações foram constantemente altera-das à medida que a Luftwaffe ia sendo reestruturada e ex-pandida. Entretanto, a despeito do desenrolar do conflito, é surpreendente notar que as unidades da Luftwaffe conti-nuaram basicamente as mesmas, principalmente as uni-dades de caça, bombardeiro e de Stukas.

Quando o estado da Luftwaffe em 1939 vê-se claramente uma força aérea ainda em construção. Várias Geschwa-dern ainda eram compostas apenas por um Gruppe e, não raro, eram apenas alguns Staffeln reunidos em uma locali-dade.

Pilotos do I./JG27

Somente depois da Blitzkrieg, em maio de 1940, que as unidades foram reorganizadas no formato que as tor-nariam conhecidas hoje em dia: a Geschwader composta por três Gruppen que, por sua vez, eram compostos por três Staffeln (Saber mais).

Em 1941 algumas Jagdgeschwader já estavam utilizando o IV Gruppe para completar sua formação e, a partir de outubro de 1943, algumas unidades de caça - as denominadas Kanalgeschwadern JG2 e a JG26 (assim chamadas pelo fato de operarem unicamente na frente do Canal da Mancha) - passaram a incluir um quarto Staffel em seus Gruppen. Entretanto, na prática, raramente o número de aviões operacionais atingia uma quan tidade realmente significativa e várias dessas unidades foram dissolvidas e recriadas por conta de perdas ope-racionais.

Membros do 5./JG52 "Rabatz Staffel".

Essa estagnação é surpreendente quando se observa a dimensão da II Guerra Mundial. Mas o fato é que os Alia-dos demoraram a perceber que lutavam com as mesmas unidades que apenas eram deslocadas de uma localidade do front para outra e, não raras vezes, de um teatro de operações para outro. Esse fato não passou despercebido aos alemães que, a partir do final de 1942, deixaram de aplicar insígnias de identificação das unidades em seus aviões baseados na frente oriental, a fim de que os sovié- ticos não percebessem a sua escassez de aviões.

Todos esses fatores fazem com que a história das unida-des aéreas da Luftwaffe seja complexa e até confusa. Por outro lado, o retrato de suas atividades operacionais torna-se interessante como registro da incessante atividade a

qual os pilotos da Luftwaffe foram submetidos e o seu número de perdas de aviões e pilotos em face de inimi-gos cada vez mais numerosos e poderosos. Em contraponto, a capacidade de combate e vontade de seus combatentes (incluindo o pessoal de terra) nunca permitiu que a Luftwaffe fosse subestimada, ainda em seus momentos derradeiros.

Desse modo, essa seção do site será dedicada a registrar o histórico operacional das unidades aéreas da Luftwaffe, abrangendo suas principais formações e, posteriormente, grupos nem tão conhecidos mas que, de algum modo, tiveram sua participação na história da II Guerra Mundial.


Militaria
Multimídia