Cores do RLM
(Introdução, tabela de cores e aplicações)

Todos os aviões da Luftwaffe eram pintados (marcações, camuflagens, interiores, etc.) com cores padroni-zadas. Estas cores eram conhecidas como "Cores do RLM" e definidas por um número e escritas da seguinte forma: as três letras iniciais de "ReichsLuftfahrtMinisterium" (Ministério do Ar do Reich), sucedidas pelo pró- prio número da cor. Ex: A cor RLM 21 corresponde ao branco ou Weiß (ver tabela).

Em algumas regulamentações eram estabelecidas exata mente onde e quando as cores deveriam ser usadas. As fontes sobre este assunto são muito pobres, confusas, e se quisermos saber mais, devemos garimpar na literatura disponível hoje em dia. Antes porém, devemos esclarecer que tinta e cor são duas coisas distintas.

As tintas eram produzidas por vários fabricantes dos terri tórios ocupados pela Alemanha, e a situação tornava-se mais complicada por conta da guerra. Esta era a razão da utilização de poucos pigmentos para a produção das tintas. Além disto, era quase impossível produzir com pre cisão os mesmos tons no estágio final da guerra. As tin-tas reagiam às diferenças de clima e de radiação a gran-de altitude.


Em fotos preto e branco é impossível identificar a variante de cinza utilizada, isto é, se é RLM 02 ou RLM 63. As fotos coloridas do período de guerra não são apropriadas para uma exata identificação das cores, pois essas variam com o passar do tempo. E hoje em dia, com a variedade de filmes você obtem resultados diferentes na constância da incidência da luz.

E para completar a confusão de forma perfeita, nós devemos lembrar que nos últimos meses de guerra cada embalagem de tinta nova e velha eram usadas, e misturadas numa proporção de 1:1 de acordo com a regulamentação da LW - Luftwaffendienstvorshrift.

Para as últimas cores, como as RLM 81, RLM 82 e RLM 83 nenhum catálogo ou exemplar da cor sobreviveu ao conflito. Partes originais de restos de aviões foram utilizados para criar os exemplos que te-mos hoje em dia. Pessoalmente, penso que se queremos desenvol-ver algum trabalho, devemos focar a harmonia da camuflagem. Muitas cores RLM possuem equivalência com a RAL - Reichs Ausschuss Lacke e o US Federal Standard (FS).

Além disso tudo, vale lembrar que a cor é necessariamente um fenômeno subjetivo, não é algo material que po de ser definido com precisão. Ela depende de vários fatores, entre estes encontram-se o equipamento respon-savel pela sua captação e gravação (máquina fotográfica, filmadora ou a retina dos olhos), além da luminosida de, condições climáticas, horário, fabricante, estação do ano e até mesmo, da altitude e latitude.

Só como exemplo, abaixo podemos observar cinco fotos tiradas de um mesmo avião - o Messerschmitt Bf 109G-2/Ttrop (W.Nr. 10639), o "6-preto" do RAF Museum - em datas, horarios e locais distintos. Este avião utilizava uma camuflagem típica adotada pelas unidades de caças que serviram no Norte da África, com o Sandgelb (RLM 79) sobre o Hellblau (RLM 78), além do amarelo (RLM 04) na parte inferior do nariz e o branco (RLM 21) no cone da hélice e na faixa que circundava a fuselagem traseira.



A Tabela de Cores do RLM

Na tabela abaixo encontram-se as principais cores empregadas pela Luftwaffe, seus respectivos números do RLM e seus equivalentes (mais próximos) no US Federal Standard (FS). Pelo fato de existirem muitas varia ções destas cores em diversas fontes de referência e com o propósito de chegar o mais próximo possível das cores originais, apresentamos cinco listas distintas.

As fontes são: site 12 O'clock (1), site IPMS Stockholm (2), coleção "Miniatury Lotnicze" da editora Kagero (3), livro "Luftwaffe Color Chart Offical" da editora Eagle (4) e W.S. Marshall da SA Colours & Markings (5).

RLM
Nome
Aplicação
1
2
3
4
5
01
Silber
(Prata)
acabamento geral e flutuadores
17178
17178
X
X
               
02
Grau
(Cinza)
interiores, protótipos e camuflagem
36307
34159
36165
   
     
36165
X
X
    
X
24226
X
X
X
               
04
Gelb
(Amarelo)
marcações
33538
33538
33538
   
     
X
X
X
               
05
Elfenbein
(Marfim)
acabamento geral de planadores
e aviões leves até 1937
X
33798
33722
X
     
X
33618
X
X
               
09
Gelbgrün
-----
X
X
X
X
X
               
21
Weiß
(Branco)
marcações e camuflagem de inverno
37886
37886
37886
X
    
37880
X
X
     
X
37875
X
X
X
               
22
Schwarz
(Preto)
marcações, camuflagem, hélices, cubos de roda
e vários outros itens
37038
37038
37038
X
     
X
X
X
               
23
Rot
(Vermelho)
marcações
31136
31302
31302
   
     
X
X
X
X
               
24
Dunkelblau
(Azul Escuro)
marcações
35052
35053
35053
   
     
X
X
X
               
25
Hellgrün
(Verde Claro)
marcações do Stab
24108
34090
34115
   
     
34241
X
X
X
               
26
Braun
(Marrom)
-----
30109
30109
30109
 
     
X
X
X
X
               
27
Gelb
(Amarelo)
interiores (tubos e fios)
33637
33637
33591
 
    
33655
X
X
X
     
X
33591
X
X
X
               
28
Weinrot
(Vinho)
Usado originalmente em hidroaviões
20061
X
20061
 
     
X
X
X
X
               
41
Grau
(Cinza)
Interior, painel de instrumentos, primer
X
X
36463
X
X
     
X
X
X
X
               
45
Rotbraun
(Verm.-Marr.)
Um primer antioxidante usado principalmente p/ cobrir superfíicies de madeira e tecido.
X
X
X
               
61
Dunkelbraun
(Marrom Esc..)
camuflagem até ~1937
30040
30040
30117
   
     
X
X
X
     
X
X
X
X
X
               
62
Grün
(Verde)
camuflagem até ~1937
34159
34159
34128
   
     
34128
X
X
               
63v1
Hellgrau
(Cinza Claro)
acabamento geral e camuflagem até ~1937
36307
36375
36559
   
     
63v2
Hellgrau
(Cinza Claro)
acabamento geral e camuflagem até ~1937
36492
36314
X
X
               
65v1
Hellblau
(Azul Claro)
superfícies inferiores, primer global
26329
35352
35414
   
    
25526
X
X
65v2
Hellblau
(Azul Claro)
superfícies inferiores, primer global
X
X
X
               
66
Schwarzgrau
(Cinza Esc.)
interior do cockpit (Instrumentos, acento, pedais,etc)
exterior (hélice, trem de pouso, consertos)
36081
36081
36044
 
    
37030
X
X
               
67
Dunkel Olivgr
(Verd Oliv E)
Exportação
X
X
34127
X
X
     
X
X
X
X
               
68
Licht Olivgr
(Verd Oliv C)
Exportação
X
X
34258
X
X
     
X
X
X
X
               
69
-----
Exportação
X
X
33594
X
X
     
X
X
X
X
               
70
Schwarzgrün
(Verde Esc.)
camuflagem com RLM 71, hélices ~1944
34052
34052
34052
   
     
34050
X
X
               
71
Dunkelgrün
(Verde Esc.)
camuflagem com RLM 70 ~1944
34079
34083
34095
   
     
34079
X
X
     
X
34102
X
X
X
               
72
Grün
(Verde)
camuflagem em aeronaves marítimas com RLM 73
34058
37030
34058
 
     
34056
X
X
               
73
Grün
(Verde)
camuflagem em aeronaves marítimas com RLM 72
34092
34092
34159
 
     
X
X
X
               
74
Graugrün
(Cinza-Verd.)
camuflagem com RLM 75 1941~44
36081
36081
36118
   
     
16099
X
X
X
               
75
Grauviolett
(Cinza-Viol.)
camuflagem com RLM 74 1941~
26231
26132
36231
   
    
26122
X
X
               
76
Lichtblau
(Azul Claro)
Principalmente em superfícies inferiores 1941~
36473
36473
36473
   
    
35414
X
X
    
X
35622
X
X
X
               
77
Lichtgrau
(Cinza Claro)
camuflagem e marcações (caças noturnos)
36492
36493
36492
 
     
X
X
X
               
78
Hellblau
(Azul Claro)
superfícies inferiores - África
35414
35414
35450
   
    
35352
X
X
X
               
79v1
Sandgelb
(Amar. Areia)
camuflagem - África 1941
33434
33434
X
 
     
33448
X
X
X
               
79v2
Sandgelb
(Amar. Areia)
camuflagem - África 1941
30129
30219
30215
   
     
30215
X
X
X
               
80
Olivgrün
(Verde Oliva)
camuflagem - África
(geralmente usado p/ mosquear o RLM 79
34096
34079
34052
   
     
34052
X
X
X
               
81v1
Braunviolett
(Marrom)
camuflagem com RLM 82 1944-45
30118
30118
30040
   
     
81v2
Braunviolett
(Marrom)
camuflagem com RLM 82 1944-45
30045
30045
X
X
     
81v3
Braunviolett
(Marrom)
camuflagem com RLM 82 1944-45
34086
X
X
X
               
82
Hellgrün
(Verde Claro)
camuflagem com RLM 81 1944-45
34128
34138
34138
   
    
X
X
               
83v1
Dunkelgrün
(Verde Esc.
camuflagem 1944-45
34083
34083
34092
   
               
83v2
Dunkelgrün
(Verde Esc.
camuflagem 1944-45
X
X
 
               
83v3
Dunkelgrün
(Verde Esc.
camuflagem 1944-45
X
X
X
X
 
               
84*
Blaugrün
(Azul-Verde)
final da guerra em superfífices inferiores de caças diurnos (designação especulativa)
34554
34554
X
   
     
X
X
X
     
35622
X
X
X
     
X
X
X
X
     
34432
X
X
X
X
     
X
X
X
X
               
99
-----
-----
X
X
X
               
??
Hell Grüngrau
(Verde Cinza C.)
superfícies inferiores no final da guerra
X
34583
X
X
X
     
X
34672
X
X
X
               
* RLM 84 pode ser uma qualidade inferior de RLM 76, produzido nas fases finais da guerra.


Aplicações das Cores

 

RLM 00 Cobertura Incolor (Verniz)

O número "00" indica um verniz. Usado em hélices de madeira e nas superfícies inferiores de flutuadores de aeronaves marítimas.

 

RLM 01 Silber - Prata

Uma espécie de alumínio natural. Usado antes da guerra em aviões baseados em terra, mar e aeronaves de treinamento, usado também em flutuadores. Em 1935 foi removido de uso em aeronaves baseadas em terra e em 1941 nos aviões de treinamento.



RLM 02
Grau - Cinza

Um tom de cinza claro meio esverdeado, usado antes da guerra para flutuadores, como acabamento externo em alguns protótipos de aeronaves, como "primer global" em aeronaves no início da guerra, cor de interiores de aeronaves, cockpits, wheelwells, e trem de pouso na maior parte da guerra. Usado inicialmente como uma cor de camuflagem, como pintura mosqueada (mottling) na fuselagem e como mosqueado global nos esquemas de camuflagem feitos em alguns campos. Em 1943 foi listado como cor alternativa para o RLM 65 nas superfícies inferiores de Do 217. Em agosto de 1944, foi removida de uso em interiores (usado até acabar os estoques).



RLM 03 ???

Cor usada em acabamento global, depois substituida por RLM 63

 

RLM 04 Gelb - Amarelo

Um tom mais escuro de amarelo, usado em marcas de reconhecimento, de código e táticas.

 

RLM 05 Elfenbein - Marfim

Uma cor de pintura global em aviões leves antes da guerra, normalmente associado com tecidos e superfícies de madeira, achado em várias aeronaves no inicio da Luftwaffe, e substituído em 1937 por um cinza claro.

 

RLM 09 Gelbgrün

 

RLM 21 Weiss - Branco

Usado em marcas de reconhecimento, código, stencil e marcas táticas, também usado como cor de camuflagem de inverno em muitas aplicações ou um acabamento permanente ou temporário, geralmente pintado com pincel nas superfícies superiores e lados da fuselagem, as insígnias eram contornadas e em alguns casos refeitas.

 

RLM 22 Schwarz - Preto

Usado para pintar marcas de código, spinners, hélices, cubos de roda e vários outros itens. Cor de camuflagem nas superfícies inferiores, permanente ou temporário. Usado nas superfícies superiores como squiggle (rabiscos) em alguns esquemas de camuflagem de aeronaves Marítimas.

 

RLM 23 Rot - Vermelho

Usado em códigos e marcas táticas, também usado para várias marcas de estêncil.

 

RLM 24 Dunkelblau – Azul Escuro

Marcas de identificação.

 

RLM 25 Hellgrün - Verde Claro

Um verde  turquesa, usado em códigos e marcas táticas, normalmente em aeronaves de transporte de pessoal e aeronaves do Stab para unidades de caça/caça-bombardeiro.

 

RLM 26 Braun - Marrom

 

RLM 27 Gelb - Amarelo

Um tom de amarelo claro, usado em cores de vários tubos e fios (fissões elétricas suprimento de gás e combustível, etc).

 

RLM 28 Weinrot - Vermelho-Vinho

Usado originalmente em hidroaviões.

 

RLM 41 Cinza Médio

Pintura de interior, painel de instrumentos, primer.

 

RLM 45 Rotbraun - Vermelho-Marrom

Um primer antioxidante usado principalmente p/ cobrir superfíicies de madeira e tecido.

 

RLM 61 Dunkelbraun - Marrom Escuro

Usado antes da guerra como cor de superfície superior, com RLM 62 e 63, em 1937 foi retirado de uso.

 

RLM 62 Grün - Verde

Um verde médio, usado nas superfícies superiores, com RLM 61 e 63, em 1937 foi retirado de uso.

 

RLM 63 Lichtgrau – Cinza Esverdeado

Um cinza esverdeado pálido, oficialmente emitido pelo RLM em 1933, usado antes da guerra como pintura total de aeronaves terrestres e marítimas ou com RLM 61 e 62, retirado de uso em 1937.

 

RLM 64 Azul claro

Pintura da parte inferior da aeronave em camuflagem

 

RLM 65 Hellblau – Azul Claro

Cor de superfícies inferiores em bombardeiros, marítimos, transporte e aeronave de ligação de 1937 a 1945. Foram usadas duas cores com o mesmo numero RLM (1938/1941), ambas para pintura permanente ou temporária, foi substituído em 1941 nos caças e Zerstörers por RLM 76. Primer global em bombardeiros depois da queda do RLM 02 e primer global em aeronaves especificas de reconhecimento. Usado nas superfícies superiores em camuflagens mosqueadas aplicadas em campo e também usado junto com RLM 22 para esquemas de camuflagem noturna temporária.

 

RLM 66 Scharzgrau – Cinza Escuro

Usado em cockpits, inclusive na moldura do canopy de 1940 até o fim da guerra, usado externamente em várias partes e em vários tipos de aeronave, também permitido o uso em spinners (em vez do RLM 22), hélices (em vez do RLM 70), trens de pouso e consertos externos nas fases mais recentes da guerra, quando a produção de aeronaves aumentou.

 

RLM 67, 68 e 69

Cores de exportação.

 

RLM 70 Schwarzgrün – Verde Escuro

Usado em camuflagem de superfície superior com RLM 71 em aeronaves baseadas em terra, caças diurnos, transportes, reconhecimento, ligação e bombardeiros até 1941, nas aeronaves restantes até o fim da guerra.Usado como camuflagem mosqueada na fuselagem, possivelmente uma cor global nos primeiros caças noturnos. Usado em spinners ao longo da maior parte da guerra e em hélices ao longo da guerra. Em 1944, com a entrada da série "80", foi autorizado a substituição e retirado da camuflagem em agosto de 1944.

 

RLM 71 Dunkelgrün – Verde Escuro

Usado em camuflagens de superfície superior com RLM 70 em aeronaves baseadas em terra, transportes, reconhecimento, ligação e bombardeiros, caças diurnos até 1941, outras aeronaves até o fim da guerra.Em 1944, com a entrada da série "80", foi autorizado a substituição e retirado da camuflagem em agosto de 1944.

 

RLM 72 Grün - Verde

Usado em camuflagens de superfície superior em aeronaves marítimas com RLM 73 de 1939 a 1945.

 

RLM 73 Grün - Verde

Usado em camuflagens de superfície superior em aeronaves marítimas com RLM 72 1939-1945.

 

RLM 74 Graugrün – Cinza Esverdeado

Usado em camuflagens de superfície superior em caças, caças noturnos e Zerstörers que começam em 1941, era aplicado nas superfícies superiores de caças noturnos, nas fabricas e em campo, também usado para mosquear a fuselagem. Retirado de uso em agosto de 1944.

 

RLM 75 Grauviolett – Cinza

Superfície superior em caças diurnos, noturnos e Zerstörers, começando em 1941.
Usado como mosqueado de fuselagem, aplicado em campo nas superfícies superiores e inferiores em aeronaves de alta altitude. Foi usado até o fim de guerra.

 

RLM 76 Lichtblau - Azul Claro

Em uso de 1941 a 1945, foi usado em superfícies superiores e inferiores nas camuflagens de caças diurnos, como "primer" global em caças depois que o RLM 02 foi tirado de produção, usado como mosqueado em esquemas aplicados em campo. Um tom mais claro de 76, um azul muito pálido próximo ao branco foi usado no fim de guerra. Outros tons de 76 foram resultados com variadas aplicações ao fim de guerra.

 

RLM 77 Lichtgrau - Cinza Claro

Um cinza muito claro. Usado em superfície superiores e inferiores de caças noturnos, usado também em aeronaves de alta altitude e em códigos de fuselagem em caças noturnos.

 

RLM 78 Hellblau – Azul Claro

Usado em superfícies inferiores de aeronaves tropicais, especificamente visto nos caças e aeronaves de observação ao norte do deserto africano, outras aeronaves que operavam em climas tropicais podiam ter o RLM 78 aplicado nos lados ou nas superfícies inferiores.

 

RLM 79 I Sandgelb – Amarelo Areia

Adotado em 1941 como camuflagem de superfícies superiores em aeronaves tropicais, de ataque, bombar-deiros, reconhecimento, e aeronaves de transporte (Cor italiana).

 

RLM 79 II Sandgelb – Amarelo Areia

Adotado em 1941 como camuflagem de superfícies superiores em aeronaves tropicais, de ataque, bombardeiros, reconhecimento, e aeronaves de transporte. Foi observado o uso na frente oriental e usado na Itália em 1944.

 

RLM 80 Olivgrün – Verde Oliva

Usado em camuflagens de superfície superior de caças tropicais, bombardeiros, reconhecimento e aeronaves de transporte, usado também como mosqueado, ocasionalmente em seções maiores, normalmente em cima de RLM 79. Usado na Itália em 1944.

 

RLM 81 Braunviollet - Marrom

Criado em agosto de 1943, foi emitido em julho de 1944 como camuflagem de superfície superior com o RLM 82, para qualquer aeronave que usava o esquema superior 70/71. Aparentemente aplicado da segunda metade de 1944 até terminar a guerra em todas as aeronaves diferentes de marítimas nas fábricas e em campo, usado como mosqueado, normalmente em caças diurnos e noturnos, reconhecimento diurno, e bombardeiros.

 

RLM 81a Braunviolet - Marrom

Variante do RLM 81.

 

RLM 82 Lichtgrün – Verde Claro

Um verde grama criado em agosto de 1943, em julho de 1944 é emitido como camuflagem de superfície superior com RLM 81 para qualquer aeronave que usa 70/71 no esquema superior, aparentemente usado da segunda metade de 1944 até o termino da guerra em todas as aeronaves diferentes de marítimo, aplicado na fábrica ou em campo e também usado como camuflagem mosqueada.

 

RLM 83 Dunkelgrün - Verde Escuro

Um verde oliva escuro com uma sugestão de marrom. Pretendido como substituição do RLM 74 em caças, usado em camuflagem de superfície superior em aeronaves na segunda metade de 1944, em esquemas aplicados na fábrica e campo. Visto em muitas aeronaves no fim da guerra inclusive caças, bombardeiros, reconhecimento e os caças noturnos e usado em camuflagem mosqueada.
A cor pode ser mais escura com aplicação pesada.

 

RLM 84(?) - Verde Azulado

A nomenclatura de "RLM 84" é especulativa. Visto no fim de 1944 para o final da guerra, nas superfícies inferiores e nas partes mais baixas da fuselagem, normalmente em caças diurnos, pintado na fábrica em Me 262, Fw 190 e Bf 109. A pintura pode ser uma pobre qualidade de RLM 76, produzido nas fases finais da guerra ou devido ao número de aeronaves e a consistência de sua cor.


Partes desta matéria foram tiradas do site www.bmodels.hpg.ig.com.br e são de autoria de Marcio Bernardi.

 

Insígnias na fuselagem
Glossário de termos alemães.