Maschinenkanone 108
(MK 108)




O canhão automático MK 108 (Maschinenkanone 108) foi desenvolvido em 1941 pela Rheinmetall-Borsig, especificamente para equipar aeronaves. Utilizando o poderoso cartucho 30 X 91mm - menor e mais lenta que aquela utilizada pelo MK 103 -, seu projeto foi conduzido de modo independente, sem qualquer requisição formal prévia da Luftwaffe, que já se dava por satisfeita com o MK 103.

De projeto revolucionário - já que empregava em sua construção cerca de 80% de peças estampadas - o MK 108 (então chamado apenas de "30mm Kurzgerat", isto é, "aparato curto de 30mm") foi inicialmente rejeitado pelo Generalluftzeugmeister (Chefe do Departamento de Armamentos), General Ernst Udet, que o viu como "desnecessário". Entretanto, com os crescentes ataques de bombardeiros anglo-americanos contra o III Reich na metade final da guerra, suas qualidades não passaram desapercebidas pela Luftwaffe que o adotou rapida-mente.

O MK 108 era uma arma que operava em baixa velocidade, no sistema de recuo direto do ferrolho por força de gases (blowback), com uma cadência de fogo automático de 500/600 disparos por minuto. A alimentação era feita por um cinto de munição metálico desintegrável, sendo que o cartucho vazio era ejetado junto com o res-pectivo elo após o disparo. O ferrolho trabalhava na posição aberta e a munição era introduzida na arma atra-vés de um alimentador pneumático.

Muito compacto, o canhão básico pesava apenas cerca de 59kg mas, quando instalado de modo completo seu peso dobrava. Podia ser montado nas asas, sobre o motor ou para disparo através do eixo da hélice. Equi pando os caças alemães do final do conflito, ele se mostrou muito efetivo contra as formações de bombardei-ros, cujas tripulações o apelidaram de "martelo pneumático" em razão de seu ruído monótono particular.

O MK 108 utilizava dois tipos básicos de munição, ambas com ignição elétrica: a explosiva e a incendiária, es ta última voltada para combate ar-ar, ambas atingindo a velocidade de saída de cerca de 500 m/s.

Dados Técnicos
Fabricante:
Rhienmetall Borsig
Munição:
30 x 91 mm (312 g)
Peso:
59 kg
Comprimento:
1,05 m
Velocidade do projétil:
500 m/s
Cadência de tiros:
500-600 tiros/min



Armamentos
Militaria