Documento de identificação
(Wehrpass)




O Wehrpass era um livro similar ao Soldbuch que documentava de forma extensa a vida militar de todo aquele que pudesse ser um soldado. Na verdade ele era entregue a todos os conscritos na época do alistamento militar e devia ser mantido pelo potencial recruta até sua efetiva incorporação a uma das Forças Armadas. Quando o cidadão tornava-se um soldado, ele entregava o seu Wehrpass - que ficava arquivado na respectiva unidade onde estava servindo - e recebia o Soldbuch, que se tornava seu documento de identificação.

O Wehrpass era devolvido ao seu titular apenas na ocasião da dispensa do serviço militar (depois de suas anotações terem sido transcritas para o Wehrstammbuch) e deveria ser mantido pelo seu proprietário até completar a idade de 60 anos. Em caso de morte ou desaparecimento em ação do titular, o Wehrpass era enviado ao parente mais próximo, através do posto original de alistamento do soldado.

As 54 páginas contidas entre as capas verde-acinzentadas continham as informações da carreira militar do soldado em ordem cronológica, sendo que o Wehrpass era atualizado simultaneamente ao Soldbuch, um servindo de "espelho" do outro. As extensas e detalhadas informações incluíam, entre outras coisas, as unidades em que o soldado serviu, batalhas, condecorações, doenças, ferimentos, promoções etc. Na parte interna, há uma dobra que permite guardar documentos e uma foto do titular é situada na primeira página, normalmente fixada por dois pequenos rebites. Nesta fotografia, o recruta encontra-se geralmente em roupas civis, a menos que ele já estivesse em serviço militar quando convocado.

Todas as quatro Forças da Wehrmacht (Heer, Luftwaffe, Kriegsmarine e Waffen-SS) utilizavam exemplares praticamente idênticos, sendo que o tipo de Força era carimbado em uma "caixa" na capa do Wehrpass. Basicamente, existem três tipos de Wehrpass com diferentes capas, pelo que são classificados como exemplares de 1) início de guerra, 2) meio de guerra e 3) fim de guerra. Os exemplares mais antigos possuem uma águia no estilo daquela utilizada pelo exército enquanto que os posteriores utilizavam águias com as asas abertas.

Como peças de coleção, os Wehrpass - assim como os Soldbuchs - oferecem uma ótima idéia de quem foram seus proprietários e onde serviram durante a guerra, pois permitem que se rastreie toda a vida ativa do titular. Contudo, as peças mais cobiçadas - pilotos, soldados da SS, pára-quedistas, etc. -, dependendo do número de informações que possuem, alcançam preços mais elevados no mercado de colecionadores.


Militaria
Principais armas