Waffenrock Unteroffizier

A Waffenrock era a mesma túnica M1935 utilizada pelo Exército, com quatro bolsos frontais pregueados e com abas pontudas, abotoada com quatro ou cinco botões de metal, feita na típica cor azul-cinza da Luftwaffe.

O exemplar em questão é um ótimo exemplar confeccionado de modo privado para um Unteroffizier, tendo alguns detalhes que apresentam um acabamento acima da média, como a águia da Luftwaffe costurada no lado direito do peito do uniforme e que é bordada à mão.

O colarinho apresenta o clássico Tresse prateado, indicativo da condição de oficial não-comissionado e a patente é indicada pelo Kragenspiegel amarelo-dourado na gola, contendo uma águia de alumínio - preso ao uniforme por costura feita à máquina - e pelo Shulterstack sobre os ombros, que é parcialmente contornado pelo mesmo Tresse.

Os punhos do uniforme são feitos no chamado “estilo francês”, ou seja, apresentando uma dobra para ajuste do comprimento. Na manga esquerda do uniforme, logo acima da dobra, encontra-se a insígnia de especialista técnico (Tätigkeitabzeichen), no caso, mecânico de vôo com menos de um ano de serviço.

Já na manga direita, na mesma posição, pode-se ver a braçadeira honorária (Errinerungband) da Kampfgesch-wader 1 “Hindenburg”, assim chamado para homenagear o Generalfeldmarschall Paul von Hindenburg (1847-1934), herói da Batalha de Tannenberg (1914) e último presidente da República de Weimar (1925-1934). A braçadeira é bordada à máquina sobre uma base de feltro azul escuro e fixada ao uniforme por uma costura feita à mão.

O uniforme apresenta, ainda, a indicação da fita da Cruz de Ferro de 2ª Classe (ver foto) e passadores para a Cruz Germânica em ouro (no lado direito), Clasp de Vôo para Bombardeiro de Longo Alcance, e Cruz de Ferro de 1ª Classe.



Militaria
Principais armas