Fliegerbluse Oberleutnant

Introduzida em 1935, a Fliegerbluse foi concebida para ser utilizada como um uniforme de serviço diário, principalmente por tripulações em serviço ativo, resultando em um design mais prático e "limpo" do que a Tuchrock (Túnica de Serviço) ou a Waffenrock (que fazia as vezes de Túnica de passeio).

A peça em questão é um belo exemplar de Fliegerbluse, confeccionado em lã na cor azul-acinzentado típica da Luftwaffe. Como se trata de uma versão destinada a oficiais, apresenta bolsos laterais na altura da cintura sem as abas e possuí apenas um cordão de alumínio contornando a borda do colar ao invés do "Tresse".

Sobre os ombros podem ser encontrados os galões (“Shulterstack”) indicativos da patente de Oberleutnant, com o waffenfarbe na cor amarelo-dourado, exclusivo do pessoal de vôo e pára-quedistas. A mesma cor pode ser vista nas placas presentes na gola (Kragenspiegel), confeccionadas em feltro, com as “gaivotas” e um pequeno ramo de folhas de louros em fios prata. No lado direito do peito, encontra-se a clássica Águia da Luftwaffe (Luftwaffeadler), também bordada em fios prateados.

A túnica apresenta a indicação da Cruz de Ferro de 2ª Classe, costurada diagonalmente à altura do segundo botão da túnica (ver foto). No lado esquerdo do uniforme pode-se ver a Cruz de Ferro de 1ª Classe e, logo aci-ma desta, os passadores para um Clasp de Vôo. Também há, abaixo da Eiserne Kreuz, um outro passador, provavelmente para o Badge de Piloto. Por fim, costurado na manga esquerda do uniforme está o Escudo da Campanha de Kuban (Kubanschild), ver foto.

Junto ao uniforme pode-se ver o Feldmütze com o fio prateado exclusivo de oficiais.




Militaria
Principais armas