Waffenrock Hauptmann
(de Friedrich-Karl "Nasen" Müller)


Trata-se da túnica, no estilo Waffenrock (uniforme de uso universal, mas que nunca substituiu completa-mente a Fliegerbluse e a Tuchrock), que pertenceu ao maior ás de Wilde Sau da Luftwaffe e Ritterkreuzträger, Friedrich-Karl "Nasen" Müller (1911-1988), piloto da JG300 e da NJG11, que abateu 30 aviões em apenas 52 operações noturnas (!!) à bordo de caças monoposto, notadamente o Bf 109G.

Este uniforme foi confeccionado por alfaiate particular (como era muito comum naqueles dias), em lã azul-acin zentada, trazendo a etiqueta do atelier onde foi produzida ( Civil und Uniformschnederie OTTMAR MAIER Kau-fbeuren/Allgäu) em um selo junto ao colarinho do uniforme. O nome "Hauptmann F.K.Müller" encontra-se bor-dado em vermelho na aba interna do bolso superior esquerdo do uniforme.

Como era de se esperar em um uniforme de serviço, a túnica mostra razoável desgaste em razão do uso, es-pecialmente sob as axilas. Possuí os galões de Hauptmann costurados diretamente no uniforme, trazendo o característico waffenfarbe do pessoal de vôo, na cor amarelo-dourado. Na mesma cor estão os kragenspiegel indicativos da patente na gola, com a base em lã e três águias estilizadas sobre um ramo pequeno de folhas. Sobre o bolso direito do uniforme pode-se observar a Luftwaffeadler finamente bordada.

O uniforme possuí, além da indicação para a Cruz de Ferro de 2ª Classe, passadores para a Cruz Germânica, Clasp de Vôo, Cruz de Ferro de 1ª Classe, Badge de Piloto e Observador e Badge de Ferido em Prata.


Nossos sinceros agradecimentos ao Sr. Víctor Castillo (de Sevilha, Espanha), a quem pertence esta incrível peça e que gentilmente nos cedeu as imagens e informações sobre este uniforme.


Militaria
Principais armas