Waffenrock Oberfeldwebel

Túnica feita em lã azul acinzentada com punhos no estilo francês, quatro botões frontais e quatro bolsos com pregas. A gola possui o “piping” da cor amarelo dourada (cor exclusiva do pessoal de vôo e dos pára-quedistas) em todo o seu contorno, indicando produção do início do III Reich (os “pipings” das golas foram retirados por ordem do OKW em 1937, só sendo mantidos nas divisas de ombro - ou galões - e quepes).

No bolso esquerdo temos costurada uma insígnia civil de habilitação de vôo nível “C” para planadores. Logo abaixo, temos o Badge de Piloto da Luftwaffe. Na primeira “casa” do botão da túnica temos a indicação da Cruz de Mérito de Guerra de 2ª. Classe.

Os galões são costurados direto na túnica - outra característica de produção inicial. A borda prateada na gola - chamada tresse - é indicativa de oficial não comissionado e a águia da Luftwaffe no lado direito do peito é bordada também na cor prata. A patente - Oberfeldwebel ou Oberfähnrich - é indicada em dois lugares: nos Schulterstück (galões) abaixo e na Kragenspiegel (plaquetas das golas) à esquerda, cuja Waffenfarbe (amarelo ouro), assim como o “piping” indica o tipo de serviço (pessoal de vôo).


Trata-se de túnica adquirida de modo particular (feita em alfaiate), utilizando lã Trikot azul acinzentada. O corte segue o padrão conhecido como Waffenrock, com o colarinho aberto, quatro botões frontais, quatro bolsos pregueados e punhos no estilo francês.

Como de praxe para os oficiais não-comissionados, colarinho é contornado por um cordão na cor amarelo-dourado (waffenfarbe do pessoal de vôo) na sua parte externa e pela tira prateada denominada Tresse, na sua parte interna. A patente é mostrada através do shulterstack (galões) e do kragenspiegel (retângulos na gola). A águia da Luftwaffe é finamente bordada em prata e costurada no lado direito da túnica.

Sobre o bolso direito temos a barra de medalhas que indicam (da esquerda para a direita) a Cruz de Ferro de 2ª Classe, Medalha por Tempo de Serviço e Medalha de Ocupação da Checoslováquia. Essa forma de indicação de condecorações era muito comum, embora, para a Cruz de Ferro de 2ª Classe o método mais utilizado fosse aquele em que a fita passava pelo segundo botão da túnica.

Outras condecorações são, em sentido horário, a Cruz de Ferro de 1ª Classe, o Badge de Ferido em Prata e o Badge Combinado de Piloto e Observador.


Militaria
Principais armas