Quepe de Verão
(Sommermütze)

O quepe de verão (Sommermütze) era parte da indumentária disponível antes da guerra para todos os solda-dos e oficiais da Luftwaffe, como parte do uniforme de verão. Igualmente a vários outros itens não essenciais, sua distribuição oficial cessou no início das hostilidades, mas seu uso continuou autorizado e aquisições par-ticulares sempre foram possíveis ao longo de toda a guerra.

Formalmente, o uso do Sommermütze era autorizado somente no período compreendido entre 01 de abril e 30 de setembro de cada ano, e teoricamente somente poderia ser utilizado junto com a túnica branca do uniforme de verão. Entretanto, como podemos observar nas fotos de época o item era muito popular e freqüentemente usado fora do período autorizado e, ainda, quase sempre sem acompanhar o uniforme branco, sendo vistos simultaneamente com as túnicas no tradicional azul-acinzentado da Luftwaffe ou mesmo com os uniformes tropicais.

Digno de nota é que estes quepes eram construídos em duas partes distintas: 1) a base, composta do visor e da banda trazendo a insígnia nacional, e 2) o topo removível, em tecido branco.

Ao contrário do quepe convencional (Schirmmütze), não existiam diferenças de cores de waffenfarbe entre os exemplares destinados para oficiais comissionados e oficiais não-comissionados. Detalhes como as insígnias, jugular, pinos e visores também eram idênticos ao tradicional Schirmmütze.

A única diferença decorrente das patentes era que os exemplares destinados a NCOs possuíam a insígnia nacional e a águia da Luftwaffe feitas em alumínio, enquanto que nos quepes destinados aos Oficiais Comissionados, estes emblemas eram bordados.



Militaria
Principais armas