Pistola de Sinalização
(Leuchtpistole)

A pistola de sinalização padrão utilizada pela Wehrmacht (e, consequentemente, pela Luftwaffe) era a cha-mada Leuchtpistole. Tendo um calibre de 27mm e desenvolvida pela famosa empresa Carl Walther Waffenfa-brik, ela foi adotada para uso em 1928 e permaneceu em serviço até o final da II Guerra Mundial. Os primeiros modelos eram confeccionados em aço; em meados dos anos trinta passou-se a empregar uma liga de alumí- nio em sua confecção e, a partir de 1942, estas pistolas foram fabricadas com uma liga de zinco. Sua empu-nhadura poderia ser de madeira, baquelite ou plástico.


Esta pistola vinha em dois modelos básicos: um com cano de 245 mm (Leuchtpistole mit kurzem Lauf) e outro com o cano com 326 mm de comprimento (Leuchtpistole mit langem Lauf). Os pilotos da Luftwaffe sempre optaram pela versão mais curta, devido à vantagem natural quanto à sua portabilidade.

 

Ambos os modelos disparavam uma variedade incrível de mais de 40 cartuchos que iam desde os coloridos até um que continha um apito - sinal de ataque de gás venenoso. Houve ainda variações com canos duplos e preparadas para disparar projéteis anti-pessoais, bem como também foram utilizadas pistolas capturadas de origem francesa, russa e até inglesa.

Os pilotos costumavam portar os seus cartuchos em uma cartucheira fixada em torno do tornozelo, sendo estes claramente visíveis em várias fotos, como a mostrada ao lado

O uso deste equipamento por parte de tripulações de aviões era fundamental uma vez que se prestavam a indicar a sua posição para uma equipe de resgate, na eventualidade de se encontrarem em território hostil.




Militaria
Principais armas