Óculos de Vôo
(Fliegerbrille)

Quando a guerra começou a Luftwaffe tinha alguns dos melhores equipamentos individuais no mundo. O al-to nível da mão-de-obra empregada e a qualidade do material eram imbatíveis e os óculos de vôo (Fliegerbrille) não eram exceção. Dentre os fabricantes, a empresa Nitsch & Gunther produziu alguns dos melhores óculos para serem usados durante a II Guerra Mundial e seus exemplares eram muito procurados pelos pilotos da Luftwaffe, que os utilizavam tanto para proteção contra o sol como contra o fogo antiaéreo.

Um número substancial de versões dos óculos de vôo foram desenvolvidos, mas todos podem ser divididos em duas variantes básicas. O primeiro tipo, mais comum, tinha um par de grandes lentes curvas e elípticas, segu-ras por uma armação de metal que, por sua vez, era envolta em uma borda de borracha que poderia ser dividi-da em duas partes (uma para cada lente, permitindo ao usuário "dobrar" os óculos) ou, ainda, em uma única peça integral.

As cores da armação de metal variavam desde azul-acinzentado até o verde escuro. As lentes eram removí- veis e poderiam ser trocadas entre as variações existentes: transparentes, verdes ou marrons. Na maioria dos óculos de duas peças, as lentes eram unidas sobre o nariz por um pequeno elo de metal ajustável. Ambos os tipos tinham uma tira elástica larga que era usada para fixá-los à cabeça do usuário, geralmente através de passadores no capacete de vôo.

O segundo tipo de óculos de vôo tinha lentes ovais muito menores, as quais eram, na maioria das vezes, de cor escura e anti-estilhaçantes. No início eram construídos em estruturas rígidas mas modelos posteriores também passaram a ter uma junção dobrável sobre o nariz e utilizar uma tira elástica para fixação na cabeça. Este modelo de óculos de vôo era o preferido entre os pilotos de caça.

Um modelo muito popular foi o chamado Model 295 (ou "Windschutzbrille"), fabricado pela Auer. Devido à sua resistência contra o vento, como o nome indica, este modelo sempre foi a escolha primeira dos membros de tripulações que, em razão de suas funções, ficavam expostos fora da fuselagem, como os artilheiros dos trans portes Junkers Ju52 e dos bombardeiros Heinkel He111. Eles eram fabricados com uma armação de alumínio e lentes transparentes, com uma moldura de borracha em uma única peça. Eram fornecidos em uma caixa de alumínio que continha um par de lentes de reposição, kit de limpeza, tira elástica sobressalente, etc.

Outro modelo era o chamado óculos de verão - designados oficialmente como Model Dr652. Como sua denomi nação indica, eram desenhados para utilização em climas quentes ou para vôo de baixa altitude. Eram cons-truídos com a moldura de borracha em duas peças cinzas, com a emenda entre as lentes sendo regulável, sendo que aquelas eram ventiladas para evitar que ficassem embaçadas com a transpiração.




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