Militaria é o nome que se dá à grande gama de artefatos ligados à vida e à história militar. Túnicas, ada-gas, medalhas, documentos, armas, capacetes, equipamentos de campo, botas, quepes, fotografias, autógra-fos... a lista pode ser quase infinita, criando inúmeras possibilidades para qualquer candidato à Colecionador.

Devido à vastidão do tema, uma coleção de Militaria geral mente acaba focada em certos tópicos, mais específicos mas, independente de qual o assunto abordado, o Cole-cionador deverá conhecer detalhadamente as peças de seu acervo, pois elas retratam o que há de mais pessoal em uma guerra: o dia-a-dia do soldado.

É através do estudo e conhecimento destes apetrechos que acabamos por desvendar um pouco mais das tradi- ções de uma determinada Força Armada, ou ainda, os desenvolvimentos tecnológicos alcançados em situaçõ- es de guerra. É justamente essa a mágica que leva inú- meras pessoas a colecionar itens que, a princípio, po-dem parecer pouco atraentes, como aqueles ligados ao III Reich.


Aqui é necessário se fazer uma ressalva fundamental: o simples fato de alguém se dedicar a colecionar e estudar itens da Luftwaffe (ou qualquer outra Organização do III Reich) não significa, de modo algum, que esta pessoa é um adepto da ideologia nazista.

Seria o mesmo que dizer que alguém que aprecie música clássica e colecione gravações raras, seja, necessaria-mente, um músico virtuoso ou um maestro excêntrico.


Na verdade o Colecionador é um idealista. Idealista pois e-le simplesmente não respeita as Leis de Einstein ou a Físi ca Quântica e sonha com Eras e pessoas que há muito já se foram, insistindo que é possível, sim, viajar no tempo.

O Colecionador de Militaria cuida de trazer até si - e a to-dos aqueles que têm um pouco mais de paciência de es-cutá-los - a História de um modo, literalmente, palpável.

Essa é a mágica de se colecionar. Através dos itens de u-ma coleção, a História, com seus personagens, famosos ou anônimos, lugares e sons, salta dos livros direto para nossas mãos e nos mostra toda sua força, até então es-

condida por textos acadêmicos ou fotos amareladas. Ganha vida e começa a nos contar sua história e daque-les que uma vez os possuíram.

Afinal, estes itens atravessaram os tempos, sobreviven-do aos seus donos originais, para chegar até aquele que cuidará deles como uma relíquia, e não como um meros bens materiais.

E, muito provavelmente, irão sobreviver a nós também. Portanto, ao Colecionador cabe cuidar de seu acervo como um legado às gerações futuras.

Nesta seção - através de vários itens colecionáveis -, buscamos retratar a Militaria ligada à Luftwaffe, tendo sempre em mente que são peças que retratam não só uma época violenta, mas também uma das páginas mais fascinantes da História. Agora cabe a você fazer sua escolha e começar sua coleção!


Militaria
Principais Armas