Quepe Modelo 38
(Fliegermütze/Feldmütze)

O Feldmütze (literalmente “chapéu de campo” ou, mais próximo do português - bibico), também denomina-do de Fliegermütze (quepe de piloto), era uma forma de cobertura militar que existiu desde o dia em que a Luft waffe foi oficializada, em março de 1935, até o fim da II Guerra Mundial, a despeito da introdução do Einheitfeld mütze (também conhecido como Modelo 43), que deveria substituí-lo. Embora tenha tido algumas variações em seu formato (sendo o mais conhecido, aquele denominado Modelo 38), sua configuração permaneceu basi-camente a mesma.

O Fliegermütze era utilizado tanto em serviço quanto com trajes de passeio. Assim como acontecia com o Schirmmütze, havia diferenças entre os modelos utilizados pelos soldados alistados e oficiais não-comissiona dos (NCO) e aqueles de oficiais e generais.

 

Soldados e Oficiais Não-Comissionados

O Fliegermütze de soldados alistados e oficiais não-comissionados era confeccionado em lã na cor típica da Luftwaffe (azul-acinzentado) sem qualquer indicação de waffenfarbe (cor de serviço), tal como acontecia com o Schirmmütze, na borda superior (ver foto).

O símbolo nacional (a águia da Luftwaffe - Luftwaffeadler) era posicionado no centro da parte superior frontal do quepe e era confeccionado em algodão cinza, normalmente costurado sobre um fundo da mesma cor do que-pe. Logo abaixo da águia e da suástica, na secção mais baixa do Fliegermütze, era fixado o Reichskokarde, feito em seda opaca ou simplesmente bordado. Seu interior era forrado por seda artificial, com os carimbos do fabricante e dimensões.

Soldados com a patente de Oberfähnrich (aspirante à oficial), utilizavam um modelo típico de Fliegermütze. Esses exemplares distinguiam-se daqueles de outros Não-comissionados, pois apresentavam o cordão pratea dos de oficiais e, ao mesmo tempo, tinham insígnias nacionais (Luftwaffeadler e Reichskokarde) que seguiam o padrão dos NCOs.

 

Oficiais

Oficiais de campo, oficiais administrativos e dos corpos de navegação e engenharia que não pertenciam ao generalato, utilizavam o mesmo tipo de Fliegermütze. Contudo, eram feitos invariavelmente de melhor material do que os anteriores. Os Feldmützen pertencentes a oficiais, independentemente do ramo de serviço dentro a Luftwaffe, distinguiam-se por ter costurado em toda a borda de sua parte superior o típico cordão de 2mm de espessura (ver foto).

Já a insígnia nacional, composta pela águia da Luftwaffe, era feita em tecido composto por fios prateados bor-dados sobre uma base de tecido azul-acinzentado, enquanto o Reichskokarde era bordado manualmente (ver foto). Normalmente os exemplares pertencentes a Oficiais, tinham o interior feito em seda artificial com uma banda interna em couro para absorção do suor.

 

Generalato

Os Feldmützen pertencentes ao generalato eram praticamente idênticos em sua construção àqueles dos Ofici ais, mas diferiam principalmente por terem os seus detalhes, como a águia da Luftwaffe e o Reichskokarde, na cor dourada. O cordão - igualmente com 2mm de espessura - que contornava todo o topo da peça também era dourado, independentemente do ramo de serviço dentro a Luftwaffe. Geralmente, os quepes destinados aos altos oficiais eram confeccionados particularmente, não raro ostentando o nome do proprietário no seu interior.

Militaria
Principais armas