Colete Salva-Vidas
(Schwimmweste Modell 10-30B2)

Com certeza um dos equipamentos mais indefectíveis dentre aqueles utilizados pelos pilotos da Luftwaffe (e das demais forças aéreas), o colete salva-vidas era fabricado com um tecido emborrachado de cor amarela, e deveria ser utilizado por toda tripulação que efetuasse missões cuja rota estivesse total ou parcialmente sobre grandes áreas cobertas por água (oceanos, lagos, etc.).

Tripulações de aviões que se viam forçadas a aterrissar ou sal-tar sobre o mar depositavam uma grande confiança em seus coletes salva-vidas, denominados Schwimmweste. Nesse con-texto, um bom colete salva-vidas deveria preencher os seguin-tes requisitos:

1. Ter uma boa capacidade de flutuação quando o usuário esti     vesse inconsciente.
2. Ser capaz de manter o usuário flutuando tempo suficiente     para ser resgatado.
3. Ser extremamente resistente a danos.
4. Ser desenhado de modo a manter a cabeça do usuário em     uma posição que mantenha a boca e o nariz para fora da á     gua, em casos de inconsciência do piloto.
5. Ter um método eficaz de ser vestido, a fim de evitar sua per     da em caso do piloto estar inconsciente.
6. Não restringir os movimentos do usuário.

7. Ser de fácil visualização pelas equipes de resgate (daí a cor utilizada pela Luftwaffe ser o amarelo).
8. Permitir a produção em massa.

O modelo utilizado pelos pilotos de caça da Luftwaffe, que eram compostos de uma única câmara pneumática que podia ser enchida com ar comprimido (que era transportado em uma pequena garrafa situada à altura do lado esquerdo da cintura) ou, ainda, através do esforço do próprio usuário que soprava o ar através de um tubo também situado no lado esquerdo do uniforme, na altura do peito.

Na sua frente, a veste possuía duas tiras frontais (com fivelas em forma de um "D") mais finas e uma mais lar-ga na linha da cintura, que eram utilizadas para fixá-lo ao corpo do piloto. Note-se que o exemplar possui a ga-rrafa com o gás ainda está lacrado. Também visível neste colete está o carimbo da fábrica, com o nome do fa-bricante, número de série e modelo do colete

Estas jaquetas eram normalmente utilizadas desinfladas pelos pilotos, em razão do pequeno espaço nas cabi-nes dos caças. Embora estas jaquetas tivessem um tempo indefinido de flutuação, sua câmara única a torna-vam vulnerável a danos. Além disso, a despeito de atender a todos os requisitos listados acima de modo satis fatório, se o usuário já estivesse inconsciente quando atingisse a água, ele inevitavelmente se afogaria, já que a jaqueta não inflava automaticamente.


Documento do Spange de 2ª Classe.



Militaria
Principais armas