Capacete de Vôo

O uso de capacetes de vôo remonta aos tempos dos primeiros dias da I Guerra Mundial, onde a cabeça dos pilotos ficava exposta aos elementos atmosféricos. Embora esse fator não mais estivesse presente nos aviões de cockpit fechado da II Guerra Mundial, o surgimento de rádios para comunicação modificou a utilida-de deste item, que então passaram a servir de suporte para fones de ouvido, microfones e, por fim, máscaras de oxigênio e óculos de vôo.

A Luftwaffe fez uso de três tipos básicos de capacetes de vôo, com algumas pequenas variações:

- Capacete de vôo leve sem forro
- Capacete de vôo com forro de lã
- Capacete de vôo leve de verão

As designações eram quase idênticas para todas as versões, com a diferença sendo a adição de uma letra "S" para os modelos de verão; "W" para os modelos de inverno e "N" para os feitos de malha entrelaçada.


a. Capacete de Vôo Leve sem Forro (Flieger-Kopfhaube fur Sommer LKp S 101)

Produzido em um número de variações, o modelo básico era feito de cinco seções de linho entrelaçado de cor marrom. Ele era justo o suficiente para evitar a passagem de ar entre o capacete e a cabeça do piloto (uma característica importante quando se salta de pára-quedas de um avião), com a parte frontal estando a apenas 10mm das sobrancelhas do usuário.


Era seguro à cabeça do piloto por duas tiras de couro, que se cruzavam sob o queixo, unidos um ao outro por uma fi vela de metal. Em cada lado da parte traseira do capacete haviam duas curtas tiras de couro com uma única presilha de pressão na parte superior, que eram utilizados para se-gurar os óculos de vôo.

Houve um grande número de variações deste capacete. O modelo FK34 não tinha previsão para comportar fones de ouvido, e eram utilizados por tripulações que manejavam aeronaves que não estavam equipadas com transmissores de rádio (como planadores).

O LKp S 53 (mais tarde redesignado S 64) era similar, mas incorporava um par de fones de ouvidos dentro de con chas protetoras de baquelite e microfones de garganta. Na

parte traseira do capacete, próximo à borda inferior estava o ponto de entrada para os cabos do microfone. O microfone de garganta era embutido dentro do capacete.

Já o modelo LKp S 53/64 não tinha o entalhe que evitava que a tira dos óculos de vôo escorregassem em dire ção à proteção dos fones de ouvido. Este entalhe foi adicionado aos modelos LKp S 100 e 101 (o modelo 101 tinha as acomodações para os fones de ouvido feitas em couro marrom, ao contrário do modelo 100, que os possuía em baquelite).

A máscara de oxigênio era mantida em sua posição por um gancho de cada lado do capacete, logo abaixo das proteções para os fones de ouvido. Uma única tira não elástica, percorre toda a parte superior do capacete (dentro de um "túnel") com um gancho de metal que era presa à tira da máscara posicionada sobre o nariz do usuário.


b. Capacete de Vôo com Forro de Lã (Flieger-Kopfhaube fur Winter LKp W 101)

A construção deste capacete era muito similar ao anterior, sendo que o modelo básico era feito de couro de cabra marrom escuro, com forro de lã de carneiro branco e duas presilhas de fixação sob o queixo do usuá- rio.

Da mesma maneira que a versão de verão, ele incluía duas tiras atrás do capacete com presilhas de pressão para segurar os óculos de vôo e tam bém a presilha por sobre o capacete para fixar a máscara de oxigênio.

Como é fácil de se presumir, este modelo de capacete de vôo foi dese-nhado para uso durante o inverno ou em condições climáticas que expu-nham a tripulação a baixas temperaturas (como vôos de grande altitude).

O microfone de garganta era localizado em uma tira única de couro pre-sa a uma outra tira elástica situada no lado esquerdo do capacete. Co-mo no capacete de verão, o ponto de entrada dos cabos do microfone situam-se na parte traseira, próximo ao pescoço.


A máscara de oxigênio era presa a dois ganchos de metal localizados sob os fones de ouvido. O modelo K 33 não possuía previsão para instalação de fones de ouvido. O Modelo LKp W 100 tinha as proteções dos fones feitas em baquelite marrom, sem o entalhe para os óculos de vôo, os quais somente foram adicionados na versão W 101.


c. Capacete de vôo leve de verão (Netzkopfhaube LKp N 101)

Chamado de "Netzkopfhaube" ou "Capacete de Malha", este capacete de vôo foi desenvolvido para uso duran-te os meses quentes de verão e em áreas de clima tropical. Seu principal propósito era possibilitar acomoda- ções para os fones de ouvido, o microfone situado na garganta e fixação para a máscara de oxigênio. Devido à sua construção leve e simples, ele praticamente não oferecia ao seu usuário qualquer proteção em relação ao fogo inimigo.


A despeito disso, ele sempre foi muito popular entre os pilotos de ca ças, já que era possível ser colocado em casos de emergências (co-mo em ataques às suas bases) rapidamente.

Toda sua parte superior, a "coroa" do capacete, e a sua parte trasei-ra, cobrindo o pescoço, era feito de camadas de uma rede de fios de algodão marrons. A regulagem era feita por uma tira de couro que passava por toda a circunferência do capacete, em seu topo.

As acomodações para os fones de ouvido consistiam de comparti-mentos de couro pré-moldados e, na parte externa, possuía os pas-sadores para os óculos de vôo.

Os microfones eram mantidos em sua posição por duas pequenas ti-ras de couro, ajustando-se a posição do equipamento através de five-las de metal.

Por sua vez, a máscara de oxigênio - feita de lona emborrachada - era presa por duas fileiras de botões de pressão (uma de cada lado do capacete, logo abaixo dos fones de ouvido), permitindo uma ajustagem mais precisa do equipamento. Em alguns capacetes de vôo, foi adicionado um terceiro ponto de fixação da máscara de gás, na frente do capacete, na altura da testa do usuário.

Por fim, os óculos de vôo (Fliegerbrille) possuem duas grandes lentes curvas, elípticas e transparentes (removí veis e intercambiáveis), montadas sobre uma armação de metal leve, moldada em duas peças revestidas com bordas de borracha verde. Os óculos eram regulados por uma grande tira elástica regulável.


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