Maschinengewehr 17
(MG 17)




Desenvolvida pela empresa Rheinmetall-Borsig, a Maschinengewehr 17 era uma metralhadora alimentada por um cinturão de munição, cujo sistema de operação de trancamento do ferrolho era idêntico ao da MG 15, mas de construção algo mais pesada. Do mesmo modo, empregava o consagrado calibre 7,92 X 57mm (tam-bém conhecido como 8mm Mauser).

O projeto da MG 17 foi concebido para que a arma fosse utilizada sempre na posição fixa, com o disparo sin-cronizado ou não, dependendo de onde seria operada. O disparo iniciava-se (e era interrompido) com o ferrolho na posição aberta, onde era mantido por uma "armadilha" do sistema de disparo. Este dispositivo liberava o fer rolho através de um comando pneumático, cuja pressão era controlada por uma válvula de solenóide. Após a li beração do ferrolho (que iniciava o ciclo de disparo), o percurtor (ou agulha) era mantido travado, até completar seu percurso, quando trancava a câmara da arma onde havia o cartucho de munição.

Vista superior da arma

Quando a MG 17 era instalada com o dispositivo de tiro sincronizado em aeronaves (para não atirar nas héli-ces do avião), a liberação do percurtor (ou "agulha") era controlado por um mecanismo de oscilação que rece-bia os impulsos do "timing" de disparo do motor do avião. A cadência de fogo ficava em algo em torno de 1200 disparos por minuto - sendo cerca de 10% menor quando a arma operava de modo sincronizado.

Vista do lado esquerdo, com as conexões e pequena secção do cinto de munições Gurt 17/81.

Na sua versão utilizada em aviões, a MG 17 era municiada por um alimentador controlado pneumaticamente, utilizando o cinto de munições chamado Gurt 17/81, que também era empregado nas MG 81. O cinturão era movido por uma roda estrelada que era operada por uma roldana, sendo que a direção da alimentação poderia ser revertido.

Muito empregada nos primeiros anos da guerra - principalmente nas primeiras séries dos caças Bf109 -, a MG 17 foi gradualmente sendo substituída em razão de seu calibre menor, embora muitas tenham servido como armas antiaéreas, operadas pelo pessoal de terra.

Dados Técnicos
Fabricante:
Rheinmetall Borsig
Munição:
7,92 x 57 mm (10,0 g)
Peso:
12,5 kg
Comprimento:
1,20 m
Velocidade do projétil:
790-900 m/s
Cadência de tiros:
1.100 tiros/min



Armamentos
Militaria