Maschinengewehr 131
(MG 131)


Uma MG131 utilizada armamento

A Maschinengewehr 131 foi também desenvolvida pela empresa Rheinmetall-Borsig, cujo protótipo apare-ceu pela primeira vez em 1938, embora os estudos para armas desta classe para aviões tenham se iniciado ainda em 1933. O programa foi conduzido em segredo e a sua existência foi praticamente desconhecida até o início da II Guerra Mundial.

MG131 com o plug de conexão para os comandos elétricos.

A proposta era a introdução de calibres mais pesados para uso nos caças da Luftwaffe, já que a munição 7,92mm (usada nas MG 15 e MG 17) era algo anêmica para o combate aéreo. Deste modo, o calibre adotado para a MG 131 foi o 13 X 64mm. Durante o desenvolvimento da arma, a Luftwaffe decidiu que todas as no-vas metralhadoras sincronizadas a serem empregadas pelos aviões deveriam ter o sistema elétrico de disparo, substituindo o sistema de disparo simples de percussão usado nas armas anteriores. Isto porque a introdução

de calibres maiores exigia um controle de fogo mais apu-rado. Do mesmo modo, a sincronização poderia ser algo mais segura e eficaz se efetuado por dispositivos elétri-cos e não apenas mecânicos.

A despeito da MG 131 ser projetada também para o dis-paro não sincronizado, o uso da percussão elétrica tor-nou-se padrão. Isto também permitia o uso da mesma munição em todas as armas, embora houvesse uma des vantagem básica.

Utilizando um sistema elétrico de dis-paro, a metralhado-ra não poderia ser operada sem a exis tência de uma fon te de suprimento de energia, que deve ria ser constante-mente verificada, além dos circuitos e controles adjacen-tes.

Detalhe do cinto de munição Gurt 131.

A metralhadora era alimentada por um cinturão de munições Gurt 131, que poderia (ou não) desintegrar-se à medida que a arma fosse disparando. Reposicionando-se algumas de suas peças, o sentido de alimentação dos cartuchos poderia ser invertido. A cadência de fogo da arma girava em torno de 900 disparos por minuto, com o projétil alcançando uma velocidade inicial 750 m/s.

MG131 com o plug de conexão para os comandos elétricos.

Dados Técnicos
Fabricante:
Rhienmetall Borsig
Munição:
13 x 64 mm (34,60 g)
Peso:
17 kg
Comprimento:
1,20 m
Velocidade do projétil:
710-750 m/s
Cadência de tiros:
~900 tiros/min



Armamentos
Militaria