Spange da Cruz de Ferro
(Spange zum Eisernen Kreuz)

O Spange (ou Barra) da Cruz de Ferro foi introduzido em 1º de Setembro de 1939 para reconhecer aqueles que já haviam recebido as Cruzes de Ferro de 2ª Classe ou de 1ª Classe durante a Primeira Guerra Mundial e que, novamente, praticaram atos de coragem ou mérito durante o segundo conflito. Dessa maneira, foram cria-
dos os Spanges para ambas as classes da Cruz de Ferro, que pouco diferiam entre si quanto à sua construção, sendo inicialmente produzi-dos com um metal prateado de alta qualidade mas que, no decorrer da guerra foi abandonado, sendo substituído por zinco pintado.

O Spange de 2ª Classe tratava-se de uma águia com as asas estica-das, segurando uma suástica "móvel", inserida em uma coroa de lou-ros. Logo abaixo havia uma barra trapezóide com o ano de 1939.

No reverso, além da marca do fabricante, o Spange possuía quatro pre silhas, que eram utilizadas para prendê-lo na fita da Cruz de Ferro de 2ª Classe de 1914 (que diferia daquele da II Guerra por ser apenas nas cores preto e branco), a qual, por sua vez, era geralmente costurada no passador do segundo botão da túnica.

O Spange media 32mm por 31mm, pesando cerca de 12gr. Caso dese jasse o ganhador do Spange poderia adquirir uma versão menor do Spange (medindo 25mm X 25mm) que era fixado nas barras de meda-lhas utilizadas acima do bolso do uniforme.

General Kammhuber e seus Spanges.

Já o Spange da Cruz de Ferro de 1ª Classe era muito similar ao anterior, mas ligeiramente maior quanto à en-vergadura das asas da águia, que mediam 44mm. Esta condecoração era utilizada diretamente acima da Cruz de Ferro de 1ª Classe de 1914, sendo fixada ao uniforme através de um pino vertical ou, em casos mais raros, um parafuso de rosca, com a marca do fabricante estampada na barra inferior. Há raros exemplares confeccio-nados por particulares que já traziam uma versão da Cruz de Ferro de 1ª Classe imperial com o Spange "solda do" no "braço" superior da cruz.

O Spange era entregue geralmente dentro de um envelope com o título da condecoração impresso em letras góticas ou, mas raramente, em caixas similares àquela utilizada para a entrega da Cruz de Ferro. Embora te nham sofrido com a queda de qualidade em razão da escassez de material, o nível dos detalhes permaneceu alto até o final do conflito. Quanto aos critérios para entrega dos Spanges, estes eram rigorosamente os mes-mos que aqueles utilizados para a Cruz de Ferro introduzida na II Guerra Mundial



Documento do Spange de 2ª Classe.



Condecorações
Marcações na Fuselagem