Medalha por Tempo de Serviço

Como parte das premiações para as Forças Armadas, Hitler introduziu uma série de medalhas e cruzes de serviço em reconhecimento pelo tempo e leais serviços prestados à Wehrmacht. Instituída em 16 de março de 1936 - exatamente um ano depois da criação do serviço compulsório militar na Alemanha - esta condecoração foi desenhada pelo professor Richard Klien de Munich, e estava dividida em quatro classes que representavam: quatro, doze, dezoito e vinte e cinco anos de serviço prestado. Abaixo segue a classe, a descrição e o tempo de serviço de cada condecoração:

- 4ª classe: 04 anos (Medalha redonda com acabamento prateado)
- 3ª classe: 12 anos (Medalha redonda com acabamento dourado)
- 2ª classe: 18 anos (Cruz Maltesa com acabamento prateado)
- 1ª classe: 25 anos (Cruz Maltesa com acabamento dourado)

Em 10 de março de 1939 uma nova ordem distinguiu 40 anos de serviço com a introdução de um acessório de folhas de carvalho douradas a ser acrescentado à cruz de 25 anos.

A medalha (ou cruz) era suspensa por uma fita azul escu-ro - absolutamente idêntica para as três armas - acompa-nhada por um emblema de metal, que era fixado à fita, pa-ra identificar a arma ao qual o soldado estava vinculado (Heer, Luftwaffe ou Kriegsmarine). Membros do Exército (Heer) utilizavam a águia do exército, da Luftwaffe a carac-terística águia em vôo e da Marinha (Kriegsmarine) sua própria águia com as asas mais largas.

Ao contrário das demais condecorações, a premiação era apresentada num envelope de papel celofone medindo 5 3/4" x 3 3/8" e acompanhado de um papel rosado. Na par-te da frente do envelope aparecia em preto a seguinte ins-crição "Dienstauszeichnung mit hoheitsabzeichen und Band IV. Klasse". No seu verso podia ser visto o logotipo do fabricante (Paulmann & Crone Lüdenscheid) composto de um losango com as iniciais "P u C" estilizadas.

A condecoração era emitida junto com um certificado e podia ser utilizado tanto durante as paradas militares quanto em serviço. Porém, neste último a premiação era substituída por uma barra de fita azul fixada sobre o bolso esquerdo do uniforme.



Medalha por tempo de serviço - 4ª classe

Por 4 anos de serviço o soldado recebia uma medalha circular na cor prata, ostentando uma águia da Wehrmacht em sua frente com a inscrição em Gótico "Treue Dienste in der Wehrmacht" (Serviço Fiel à Wehrmacht), e um grande numeral "4" no seu verso, no centro de uma coroa de folhas de carvalho.



Medalha por tempo de serviço - 3ª classe

Ao completar doze anos de serviço recebia-se outra medalha idêntica à anterior, mas na cor dourada e com o número "12" no seu verso.



Cruz por tempo de serviço - 2ª classe

Uma Cruz Maltesa prateada com uma águia da Wehrmacht na frente era recebida quando completados 18 anos de serviço prestado, possuindo no verso o numeral respectivo.



Cruz por tempo de serviço - 1ª classe

Aos 25 anos, era entregue uma cruz dourada e ligeiramente maior que a anterior. No seu verso aparecia o numeral correspondente.


Não mais de duas condecorações podiam ser utilizadas ao mesmo tempo, as combinações permitidas eram:

- Medalha dourada (12 anos) + medalha prateada (4 anos)
- Cruz prateada (18 anos) + medalha prateada (4 anos)
- Cruz dourada (25 anos) + medalha dourada (12 anos)
- Cruz dourada (25 anos) c/ folhas de carvalho (40 anos) + medalha dourada (12 anos).



Condecorações
Marcações na Fuselagem