Folhas de Carvalho Douradas, Espadas e Diamantes
da Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro
(Goldenes Eichenlaub mit Schwertern und Brillanten zum Ritterkreuz des Eisernen Kreuzes)

Em 29 de Dezembro de 1944 Hitler instituiu aquela que seria a mais alta condecoração militar por bravura entregue durante o III Reich a : As Folhas de Carvalho Douradas com Espadas e Diamantes da Cruz de Cava-

leiro ou Goldenes Eichenlaub mit Schwertern und Brillanten zum Ritterkreuz. Essa condecoração era idêntica aos Diamantes, com exceção que era feita em ouro ao invés de prata.

O único recebedor desta condecoração foi o Oberst Hans-Ulrich Rudel, que como um piloto de Stuka no Front Russo voou surpreendentes 2.530 missões, tendo destruído mais de 519 tanques, 800 veículos de todos os tipos, 150 pe- ças de artilharia, inúmeras pontes, 70 embarcações anfíbias, um encouraçado, um cruzador, um destroyer e nove aviões soviéticos, incluíndo sete caças abatidos em combates.

Rudel morreu em 18 de dezembro de 1982 aos 66 anos de idade. A seu pedi-do, todas as suas condecorações (inclusive a Goldenes Eichenlaub) foram doadas por sua viúva para um Museu Alemão, onde repousam até esta data, já que Rudel não queria vê-las leiloadas nos Estados Unidos.


 

Protótipo das Folhas Douradas. Protótipo das Folhas Douradas. Folhas Douradas de Rudel.


História da Cruz de Ferro.
Grã-Cruz da Cruz de Cavaleiro