Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro
(Ritterkreuz des Eisernen Kreuzes - RK)

Imediatamente acima da Cruz de Ferro de 1ª Classe estava a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro - das Ritterkreuz des Eisernen Kreuzes (RK) - que, como vimos, foi instituída em 1º de setembro de 1939 como uma Classe inteiramente nova da Cruz de Ferro sendo, durante o início do conflito, a mais alta condecoração por bravura que a Alemanha poderia conferir.

A RK possuía o mesmo desenho básico da EK2, mas era ligeiramente maior, me dindo 48mm de diâmetro (ver comparação), sendo que era utilizada ao redor do pescoço (ver exemplo) em todas as ocasiões através de uma fita, com as cores do III Reich. Os aros eram feitos de prata verdadeira cuja pureza variava de 80% a 93.5% o que era estampado na parte superior do aro traseiro (de 800 a 935), a argola de suspensão era marcada da mesma forma . A construção da Cruz de Ca valeiro seguia o mesmo processo que a EK2. Todavia sempre eram de soberba qualidade com a solda muito bem feita sem espaços visíveis entre os aros; suas inscrições e desenhos eram muito bem definidos.

Haviam cópias oficiais que eram feitas para uso em campo afim de se preservar a Cruz de Cavaleiro original. Cerca de 7.318 RK foram entregues entre 1939 e 1945, sendo que 43 unidades foram para os aliados do Eixo e ~1.751 para a Luftwaffe. Embora um alto grau de bravura ou feito militar fosse sempre um pré-requisito para recebê-la, os critérios variaram ao longo da guerra.

A RK era entregue em um fino estojo acompanhado pelo respectivo documento (Certificado da Cruz de Cavaleiro ou Ritterkreuz Urkunde), cuja as letras eram em alto relevo com o nome do recebedor (denominado Ritterkreuzträger) em dourado.

O Ritterkreuz Urkunde é uma criação artística impressionante. A habilidade do caligrafo tinha que ser perfeita (Adolf Hitler fiscalizava pessoalmente a qualidade). Somente era feito por uma única pessoa (Frieda Thiersch), que produzia todos os certificados de concessão deste nível. Cada um destes originais era pintado a mão com tinta folhada a ouro e protegido por uma capa externa na cor vermelha ostentando uma águia da Wehrmacht. No caso da Luftwaffe normalmente o documento era entregue e assinado pelo comandante da Luftflotte. Neste exemplar no entanto, a assinatura que aparece é do próprio Führer, feita com caneta de pena original, estilo transversal e muita rara.


 

Cruz de Cavaleiro do Dr. Rolf  Jäger Documento preliminar da Cruz de Cavaleiro do Dr. Rolf  Jäger


História da Cruz de Ferro.
Folhas de Carvalho da Cruz de Cavaleiro