Cruz de Mérito de Guerra
(Kriegsverdienstkreuz - KVK)

Quando Adolf Hitler criou a Cruz de Mérito de Guerra (Kriegsverdienstkreuz - KVK), em outubro de 1939, ele buscava atingir dois objetivos: 1) ter em mãos uma condecoração que permitisse ao III Reich reconhecer a co-laboração da população civil para o esforço de guerra alemão e 2) possuir alguma forma de premiar soldados por méritos que, embora não fossem suficientes para lhes garantir a Cruz de Ferro, devessem ser reconheci-dos pelas Forças Armadas.

Inicialmente, a Cruz de Mérito de Guerra consistia, apenas, das ver-sões de 2ª Classe e 1ª Classe, com Espadas (Kriegsverdienstkreuz mit Schwerten) ou sem Espadas (Kriegsverdienstkreuz ohne Shcwer tern).

As condecorações que eram dotadas de Espadas eram destinadas necessariamente ao pessoal militar e denotava algum serviço desta natureza, seja no planejamento de operações ou por bravura em cir-cunstâncias adversas. Por conseguinte, uma condecoração sem Es padas significava um serviço de natureza não-militar (mas que pode-ria ser exercido tanto por militares como por civis, v.g., motoristas, médicos, cozinheiros).

Assim como na Cruz de Ferro, para se receber a classe mais alta era necessário já ter sido agraciado com a classe anterior.



Cruz de Mérito de Guerra - 2ª classe

As Cruzes de 2ª Classe (Kriegsverdienstkreuz 2. Klasse - conhecidas como KVK2) tinham a forma de uma Cruz Maltesa de coloração bronze, tendo em seu centro, à frente, uma suástica "móvel" cercada por uma co-roa de ramos de carvalho e, em seu reverso, a mesma coroa ficava em torno do ano de instituição, "1939". As versões com Espadas, possuíam duas grandes espadas que atravessavam a Cruz entre os seus respetivos braços, com ambos os lados tendo detalhes da empunhadura das espadas. Feitas inicialmente de tobak (uma liga de metal), ao final da guerra passaram a ser confeccionadas de zinco cru, o que as levou a perder sua cor original.

Kriegsverdienstkreuz ohne Shcwertern - 2. Klasse
Kriegsverdienstkreuz ohne Shcwertern - 2. Klasse

Ambas as versões da KVK2 medem 48mm de diâmetro e são suspensas por uma fita nas cores vermelho-branco-preto-branco-vermelho - o contrário das cores da Cruz de Ferro - sendo que o código do fabricante era freqüentemente estampado na argola de suspensão. O modo de utilização era o mesmo da Cruz de Ferro de 2ª Classe (ver exemplo): a fita passaria pelo segundo botão da túnica ou era indicada por uma pequena barra no peito do uniforme, ao lado esquerdo.

Kriegsverdienstkreuz mit Schwerten - 2. Klasse
Kriegsverdienstkreuz mit Schwerten - 2. Klasse



Cruz de Mérito de Guerra - 1ª classe

A Cruz de Mérito de Guerra de 1ª Classe (Kriegsverdienstkreuz 1. Klasse, ou, KVK1), com e sem Espadas, era idêntica à classe mais baixa, tanto em dimensões como em desenho. No entanto, sua cor era prateada mas, do mesmo modo, sua qualidade também deteriorou ao longo da guerra. Assim como a Cruz de Ferro de 1ª Classe, a Cruz de Mérito de Guerra de 1ª Classe era fixada diretamente no uniforme através de um pino pla-no localizado no verso da medalha (ver exemplo), que era liso e sem qualquer detalhe. A marca do fabricante, se presente, era estampada neste pino.

Kriegsverdienstkreuz ohne Shcwertern - 1. Klasse
Kriegsverdienstkreuz ohne Shcwertern - 1. Klasse

Muitas destas medalhas foram entregues na Luftwaffe ao pessoal de apoio terrestre (mecânicos, armeiros, mé dicos, flak, etc.) e mesmo alguns pilotos chegaram a recebê-las em razão de suas atividades de comando e planejamento. No caso de um soldado ter recebido tanto a Cruz de Mérito com e sem Espadas (de 1ª Classe), apenas a primeira deveria ser utilizada no uniforme.

Kriegsverdienstkreuz mit Schwerten - 1. Klasse
Kriegsverdienstkreuz mit Schwerten - 1. Klasse



Medalha de Mérito de Guerra

A título de complementação do estudo, é interessante mencionar que, como o prestígio da decoração foi cain-do rapidamente em razão do número de medalhas entregues, Hitler decidiu criar um grau mais baixo, em agos to de 1940, especialmente destinado a civis cujas atividades fossem algo mais simples: a Medalha de Mérito de Guerra (Kriegsverdienstmedaille, ou KVM). Esta medalha tinha 32mm de diâmetro e, na sua frente, possuía o desenho de uma Cruz de Mérito sem Espadas e, em seu reverso, os dizeres "Für Kriegsverdienst 1939" (Por Mérito de Guerra, 1939), em letras góticas. Sua fita era idêntica àquela da 2ª Classe, mas com uma pequena linha vermelha no centro da faixa preta.

Kriegsverdienstmedaille
Kriegsverdienstmedaille



Cruz de Cavaleiro da Cruz de Mérito de Guerra

Também é valido mencionar que, no mesmo dia em que instituiu a KVM, Hitler criou a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Mérito de Guerra (nas versões com e sem Espadas), conhecida como Ritterkreuz des Kriegsverdienst kreuzes. Ligeiramente maior, a Cruz de Cavaleiro era produzida em prata maciça e deveria ser utilizada em volta do pescoço suspensa por uma fita de 45mm de largura.

Ritterkreuz des Kriegsverdienst kreuzes ohne Shcwertern
Ritterkreuz des Kriegsverdienst kreuzes ohne Shcwertern

Pouquíssimas (255 apenas) foram entregues por Hitler e, na hierarquia de condecorações, estas Cruzes de Ca valeiro situavam-se acima da Cruz de Ferro de 1ª Classe mas abaixo da Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro. O recebedor mais notório foi Werner von Braun (1912-1977), projetista das temíveis bombas voadoras V-1 e V-2 - e que foi membro honorário das SS.

Ritterkreuz des Kriegsverdienst kreuzes mit Schwerten
Ritterkreuz des Kriegsverdienst kreuzes mit Schwerten



 




Condecorações
Marcações na Fuselagem