Clasps de vôo
(Frontflug-Spange)


Frontflugspange für Tagjäger in Gold
Frontflugspange für Kampf und Sturzkampffliegler in Silber
Frontflugspange für Aufklärer, Seenotflieger-Verbände und Wetter-Erkundungs in Bronze

No início de 1941 a guerra aérea havia se desenvolvido de tal modo que o Alto Comando da Luftwaffe decidiu introduzir um tipo especial de condecoração que deveria reconhecer e prestigiar todos os tripulantes de aeronaves, independentemente da patente, em razão das missões que vinham desempenhando. Assim, surgiu o Frontflug-Spange, ou Clasp de Vôo.

Dentro deste contexto, o Clasp de Vôo era uma condecoração que não refletia um ato de bravura (como acon-tecia com a Cruz de Ferro ou a Cruz Alemã) e nem uma qualificação técnica (como os Badges da Luftwaffe).

Na realidade os Clasps procuravam reconhecer a experiên-cia em combate do piloto. Assim, eles eram entregues de a-cordo com o número de missões realizadas.

Quando as primeiras versões foram instituídas, em janeiro de 1941, estas condecorações eram entregues apenas em três formatos, divididos em três classes:

  - Bronze: para 20 missões operacionais realizadas,
  - Prata: para 60 missões operacionais realizadas,
  - Ouro: para 110 missões operacionais realizadas.

O pessoal elegível para receber esta condecoração abrangia as tripulações de caças diurnos monopostos, bombardeiros, bombardeiros de mergulho, reconhecimento e resgate ar-mar. Entre estes incluíam-se: pilotos, observadores, bombardeadores, operadores de rádio, artilheiros, mecânicos de bordo e correspondentes de guerra (Kriegsberichter) da Luftwaffe. Além de oficiais administrativos, membros do Corpo de Engenharia e Navegadores também eram elegíveis.

Um Hauptmann e seu Clasp de Transporte e Planadores

Para os fins de contagem, "missão operacional" era aquela em que o avião penetrasse no mínimo 30 km atrás das linhas inimigas ou aquela em que tivesse ocorrido combate contra forças adversárias. Em missões sobre o mar, o vôo deveria exceder 100 km da linha costeira sob ocupação alemã. Em caso de vôo sobre ilhas ou território adversário, a distância exigida era reduzida para 30 km.

Quanto à duração, os vôos com mais de quatro horas eram contabiliza-dos em dobro (em caso de ter sobrevoado território hostil, ao menos metade do tempo). Vôos de mais de oito horas eram contados em triplo.

Os Clasps tinham a forma de uma coroa de folhas de louro, tendo de cada lado uma "asa" feita com folhas de carvalho, e cujo comprimento total era de cerca 75-80mm. No centro da coroa, ficava o símbolo que indicava qual a especialidade do piloto condecorado, sendo que na sua parte inferior central havia uma pequena suástica. Ao final da guerra, já existiam oito tipos distintos de Clasps, divididos de acordo com as seguintes especialidades:



Clasp
Especialidade
Instituído
Frontflugspange für Tagjäger Caça Diurno Monoposto
30.01.1941
Frontflugspange für Kampf und Sturzkampffliegler Bombardeiros e Bombardeiros de Mergulho
30.01.1941
Frontflugspange für Aufklärer, Seenotflieger-Verbände und Wetter-Erkundungs Reconhecimento e Resgate Ar-Mar
30.01.1941
Frontflugspange für Transport und Luftlandeflieger Transporte e Planadores
19.11.1941
Frontflugspange für Zerstörer und Schlachtflieger Caça Diurno de Longo Alcance e Suporte Ar-Terra
26.05.1942
Frontflugspange für Nachtjäger Caça Noturno de Curto Alcance
14.10.1942
Frontflugspange für Fernachtjäger Caça Noturno de Longo Alcance e Esquadrões de Interceptação
14.10.1942
Frontflugspange für Schlachtflieger Suporte Ar-Terra
12.04.1944

Contudo, com o avanço da guerra - e o aumento no número de missões efetuadas pelas tripulações - a Luft-waffe instituiu, em 26 de junho de 1942, um pendente a ser adicionado ao Clasp de Ouro. A princípio seria u-ma estrela de oito pontas cercada por dois ramos de três folhas sobrepostas de louro. Para ser elegível para o pendente, o piloto deveria ter voado:

- 500 missões para pilotos de caças e de transporte.
- 400 missões para pilotos de bombardeiros de mergulho, caças de longo   alcance e suporte terrestre.
- 300 missões para pilotos de bombardeiros, equipes de resgate e equi   pes metereológicas.
- 250 missões para pilotos de caças noturnos e esquadrões de reconhe   cimento.

Entretanto, este procedimento resultou em uma certa confusão, já que o mesmo pendente era utilizado para quantidades de missões realizadas distintas. A fim de padronizar o sistema definitivamente, a Luftwaffe intro-duziu, em 29 de abril de 1944, uma nova forma de pendente, que substituiria o antigo - sem ser retroativo.

O novo modelo adotado constituía-se de uma pequena placa dourada trazendo o número de missões efetuadas escritas em numerais arábicos negros. Estes iriam de 200 até 2000, alterando-se o pendente a cada centena de vôos.

Um Oberfeldwebel é homenageado com uma representação de um Clasp de Reconhecimento e Resgate Ar-Mar.

Um único exemplar, feito em ouro e platina, e com o número "2000" e a coroa feitos com brilhantes craveja-dos, foi entregue por Adolf Hitler ao Oberst Hans-Ulrich Rudel, em abril de 1944.

Frontflugspange für Schlachtflieger in Gold und Brillanten

Os Clasps eram utilizados acima do bolso superior esquerdo do uniforme (ver exemplo), em todas as ocasiõ- es. Ficavam, portanto, acima das demais condecorações também utilizadas no uniforme o que, no entanto, não significava que eram mais importantes que as da ordem da Cruz de Ferro.





Documento do Clasp de Vôo em Ouro de Gordon Gollob.



Condecorações
Marcações na Fuselagem