Campanha de Inverno
Front Russo - 1941/1942
(Winterschlacht im Osten 1941/42 - Ostmedaille)

A Medalha da Campanha de Inverno no Leste 1941/42 foi introduzida por Adolf Hitler em 26 de maio de 1942, em reconhecimento àqueles que tiveram participação no primeiro inverno da Operação Barbarossa (a Invasão da União Soviética). Esta condecoração é normalmente conhecida como Ostmedaille (Medalha do Leste) ou, ainda, Medalha da Frente Russa. Já os soldados da Wehrmacht a chamavam jocosamente de Gefrierfleisch Orden (Ordem da Carne Congelada), embora a tivessem em grande estima.

Esta condecoração foi desenhada pelo Unterscharfuhrer (cabo) das S.S. chamado Ernst Kraus, era entregue para todos aqueles que tivessem preenchido, entre 15 de novembro de 1941 e 26 de abril de 1942, os seguintes requisitos:

     - 14 (quatorze) dias de participações em combates terrestres ou, para pilotos da Luftwaffe, 30 (trinta) mis-       sões de combate;
     - 60 (sessenta) dias de serviço na zona de combate (mesmo sem participação em combate real);
     - ter sofrido ferimentos, ou congelamento severo, suficientes para o recebimento de um Badge de Ferido.
     - Dentre estes estão incluídos o pessoal militar e civil (inclusive do sexo feminino) que estiveram a serviço        da Wehrmacht

Em caso de falecimento, a medalha era entregue ao pa-rente mais próximo. Também foi entregue aos aliados da Ale-manha que combateram durante aquela campanha, principalmente italianos e romenos, bem como voluntá- rios de ter-ritórios do Leste Europeu que se juntaram à causa alemã.

A medalha é opaca e, em sua frente é côncava, com um capacete M35 e uma granada imediatamente abaixo do passador da fita. No centro do círculo há uma águia se-gurando uma suástica, sob a qual está um ramo de fo-lhas.

No verso, lê-se a inscrição "WINTERSCHLACHT IM OS-TEN 1941/42", tendo logo abaixo uma espada sobrepos-ta a uma coroa de folhas.

Sua fita é composta pelas cores vermelha (11mm), branca (1mm), preta (2mm), branca (1mm) e vermelha (11mm), sendo que significam o sangue derramado na luta, a neve e a memória daqueles que tombaram em combate, respectivamente. Era utilizada da mesma forma que a Cruz de Ferro de 2ª Classe (ver exemplo): através de uma indicação (pedaço da fita) passando pela "casa" do 2º botão da túnica ou por uma pequena barra sobre o bolso superior esquerdo da túnica.

O período para habilitação do recebimento desta medalha cessou em 04 de setembro de 1944. A despeito de ser uma condecoração fácil de ser encontrada no mercado de colecionadores, já existem cópias feitas, geralmente de coloração em bronze ou excessivamente brilhantes.

Documento da Ostmedaille



Condecorações
Marcações na Fuselagem