O período histórico compreendido pela II Guerra Mundial (de 1939 a 1945, isto é, apenas seis anos), carre-gará para sempre um dos grandes paradoxos da existência humana: até então a humanidade nunca tinha ex-perimentado um desenvolvimento tecnológico tão grande em um período tão curto de tempo mas tudo isso de-vido, unicamente, a um conflito de proporções descomunais. A explicação, no entanto, é até muito simples: quando se trata de buscar a aniquilação de seu semelhante, a mente humana é diabolicamente engenhosa.

Deste modo, foi durante a II Guerra Mundial que vimos surgir inovaçõ es tecnológicas fundamentais que ainda hoje se fazem mais do que presentes no nosso cotidiano: o computador, a energia nuclear, o a-vião à jato, os foguetes balísticos, a produção em massa de antibióti cos, etc.

A lista é infindável, mas nada ilustra tão bem esta evolução quanto a indústria aeronáutica e o armamento por ela empregado.

Se a alvorada do conflito ainda viu alguns biplanos equipados com metralhadoras de menor calibre (na maioria das vezes adaptações de armas utilizadas pela infantaria), ao final da guerra os modernos caças à pistão (com turbocompressores) Fw 190D-9 e Ta 152, os ja-tos à reação Me 262, He162 e o avião foguete Me 163 Komet, esta-vam utilizando canhões de grande calibre (20mm e 30mm) com dis-paro eletropneumático e desenvolvidos especialmente para serem empregados no combate aéreo.


Da mesma forma, as munições passaram por significati-vas alterações, disponibilizando-se inúmeras variações de projéteis para as mais diversas finalidades. Por outro lado, surgiram os primeiros foguetes ar-ar, ar-mar e ar-terra, cul-minando com os incríveis mísseis Henschel Hs293 - o pri-meiro míssil teleguiado da história, protagonista de um dos grandes ataques aeronavais daquele conflito.

Deste modo, esta seção procurará, de modo sucinto, jo-gar uma luz sobre os principais armamentos empregados pelos aviões da Luftwaffe durante a II Guerra Mundial, com fotos, dados técnicos e históricos sobre seu desenvolvi-mento e emprego naquele conflito.


Armamentos
Militaria