Heinkel He 280


O Heinkel He 280 era impulsionado por um par de motores a reação HeS 3B, projetados por um engenheiro da Heinkel de nome Pabst Von Ohain. Estes motores, foram depois substituídos por dois Junkers Jumo 004A, passando a atingir uma velocidade máxima de 817 Km/h e um raio de ação de 615 Km. O armamento previsto para o aparelho, e que chegou a ser instalado nos últimos protótipos, foram três metralhadoras MG151 de 20 mm. A versão 280B possuiria seis MG151 e uma capacidade para carregar até 500 Kg de bombas.

O protótipo V1 efetuou seu primeiro vôo em 11 de Setembro de 1940, rebocado por um Heinkel He111. O primeiro vôo totalmente a jato ocorreria em 2 de Abril de 1941 usando as turbinas de jatos centrífugos HeS 8A de apenas 585 Kg de empuxo, tornando-se o primeiro caça da história a ser propulsado por dois turojatos.

Depois do V1, outros sete protótipos foram construídos (V2 a V8), com pequenas modificações de uns para outros, e sendo geralmente bem sucedidos nos testes realizados. Um destes testes, ocorrido no início de 1942, passou pela simulação de um combate com um Focke-Wulf Fw 190 (o melhor caça da época), o qual o He 280 venceu sem maiores dificuldades. Outros ensaios foram feitos modificando a propulsão para dois motores Argus 014, além de testes sem a cobertura dos motores e colocando uma cauda em forma de "V" no aparelho.

O He 280 foi o primeiro avião a reação com duas turbinas e o primeiro avião a reação a concluir os ensaios como protótipo. O He 280 V1 era um aparelho revolucionário, mas seria precisamente essa sua vantagem a causa do fracasso de todo o projeto. Quando os aparelhos realizaram seus primeiros vôos a Blitzkrieg avançava a pleno "vapor" e os aviões convencionais da Luftwaffe eram o suficiente para assegurar a superioridade aérea contra seus adversários. Caso contrario, se o projeto fosse levado a diante...

Histórico
Séries:
Protótipos (V1-V8)
Categoria(s):
Caça monoposto a jato
Tripulantes:
1
Primeiro Vôo:
2 de Abril de 1941
Primeira entrega:
 
Última entrega:
 
Obs:
Primeiro caça a ser propulsado por dois turbojatos no mundo.
Ficha Técnica
Motor:
2 x Junkers Jumo 004A
Potência:
840 kp
Dimensões:
Envergadura:...................................... 12,00 m
Comprimento:..................................... 10,20 m
Altura:................................................. 03,20 m
Pesos:
Vazio:.................................................. 3.350 kg
Máximo:............................................. 5.200 kg
Desempenho:
Vel. cruzeiro:......................................  
Vel. máxima:...................................... 817km/h
Vel. ascensão:....................................  
Autonomia:......................................... 615km
Teto serviço:......................................  
Armamento(s):
3 canhões MG151 de 20 mm
 


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