Heinkel He 178


Em 1936, a companhia de Ernst Heinkel com a ajuda do Dr. Hans von Ohain e Max Hahn iniciou as pesqui-sas na area de propulsão a jato. Depois de muitas investigações e experimentos, surgiria o primeiro turbojato alemão, o HeS 3. Este foi instalado no He 178 que fez o primeiro vôo com propulsão totalmente a jato em 27 de agosto de 1939 conduzido pelo piloto de testes Erich Warsitz, tornando-se o primeiro caça da história a ser propulsado por turbojato, precedendo a inglesa Gloster em 21 meses.

O protótipo do He 178 foi apresentado aos militares alemães em novembro desse mesmo ano. No entanto, es-tes não se mostraram impressionados com a nova tecnologia e como a guerra tinha iniciado a pouco tempo, eles optaram por concentrar a produção nas aeronaves convencionais. No entanto, as pesquisas com este no-vo tipo de propulsão continuaram, dando origem algum tempo depois ao caça bimotor He 280.

Histórico
Séries:
Protótipos (V1,V2)
Categoria(s):
Avião de pesquisa com turbojatos
Tripulantes:
1
Primeiro Vôo:
24 de agosto de 1939
Primeira entrega:
 
Última entrega:
 
Obs:
Primeiro caça com propulsão a jato da história.
Ficha Técnica
Motor:
1 x turbojato HeS 3B
Potência:
500 kp
Dimensões:
Envergadura:...................................... 7,20 m
Comprimento:..................................... 7,48 m
Altura:................................................. 2,10 m
Pesos:
Vazio:.................................................. 1620 kg
Máximo:............................................. 1998 kg
Desempenho:
Vel. cruzeiro:......................................  
Vel. máxima:...................................... 700 km/h
Vel. ascensão:....................................  
Autonomia:.........................................  
Teto serviço:......................................  
Armamento(s):
Nenhum
 

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Condecorações