Focke-Achgelis Fa 61


Através do seu trabalho com os autogiros C.19 e C.30 construídos pela Focke-Wulf sob licença da Cierva Autogiro, e também da experiência adquirida com o Fw 186, o Prof. Heinrich Focke chegou à conclusão de que a incapacidade e a ulização limitada dos autogiros poderiam ser superadas apenas com a construção de um helicóptero autêntico. Ele e o engenheiro Gerd Achgelis iniciaram o projeto desse helicóptero em 1932. Um modelo de vôo construído em 1934, propulsado por um pequeno motor de dois tempos trouxe a promessa de sucesso. Hoje, esse modelo pode ser visto no Deutsch Museum em Munique.

Em 9 de fevereiro de 1935, Focke recebeu um pedido para a construção de um protótipo, o qual foi designado Fw 61 (mais conhecido como Fa 61 já que era uma aeronave de pesquisa da Focke Achgelis), porém Focke se referiu a ele como F 61. Roluf Lucht do gabinete técnico do RLM extendeu a ordem para uma segunda aeronave em 19.12.1935. A estrutura foi baseada no conhecido avião de treinamento Focke-Wulf Fw 44 Stieglitz. Um único motor radial BMW Bramo 314E de 7 cilindros alimentava dois rotores localizados nas laterais da fuselagem, a contra-rotação dos dois rotores resolveu o problema de torque-reação descoberto por Louis Bréguet anos atrás.

O Fa 61 foi o primeiro helicóptero totalmente controlável. Apenas duas aeronaves foram produzidas. O primeiro protótipo (D-EBVU) fez seu primeiro vôo em 26.06.1936 com Ewald Rohlfs nos comandos. Na primavera de 1937, o segundo protótipo (D-EKRA) foi concluído e voou pela primeira vez em 10.05.1937.

Em fevereiro de 1938 o Fa 61 foi demonstrado pela famosa aviadora Hanna Reitsch no recinto do estádio Deutschlandhalle em Berlim. Em seguida bateu vários recordes de altitude, velocidade e duração de vòo, culminando, em junho de 1938, com o recorde de altitude de 3.427 m e uma distância de 230 km em linha reta.

Histórico
Séries:
V
Categoria(s):
Helicóptero experimental
Tripulantes:
1
Primeiro Vôo:
Junho de 1936
Primeira entrega:
 
Última entrega:
 
Obs:
Apenas dois protótipos foram construídos.
Ficha Técnica
Motor:
1× BMW Bramo 314 E radial de 7 cilindros
Potência:
160 hp (120 kW)
Dimensões:
Diâmetro rotor.................................... 7,01 m
Comprimento:..................................... 7,29 m
Altura:................................................. 2,64 m
Pesos:
Vazio:.................................................. 818 kg
Máximo:.............................................. 950 kg
Desempenho:
Vel. cruzeiro:...................................... 90 km/h
Vel. máxima:...................................... 122 km/h
Vel. ascensão:.................................... 3,5 m/s
Autonomia:......................................... 230 km
Teto serviço:...................................... 3.427 m
Fotos:

Fa 61 V1 depois de seu primeiro teste de vôo

Fa 61 V2

Rohlfs (com capacete de vôo) e Prof. Focke (ao seu lado direito) logo após baterem mais um recorde.

Hanna Reitsch com o engenheiro chefe Lucht e o Obst. Junk a frente do Fa 61 V2 (D-EKRA) no aeroporto de Tempelhof em Berlim.

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